Cursos de Extensão


Convite







Aula Inaugural dos Curso de Capacitação e Aperfeiçoamento em Educação Quilombola.

Aconteceu no dia 20 de outubro e contou com  presença dos cursistas da região, orientados pelos  tutores do curso.












Início do Curso ECA

O curso de Extensão ECA, iniciou no dia 05 de maio na plataforma Moodle.
Obs.: Quem está com problemas referente a acesso ao ambiente ( login e senha) favor entrar em contato com o Polo ou Tutor do Curso Michel Campos.


2ª turma do Curso ECA

Início: 16 de abril de 2012        Período: abril à agosto

Matrícula: até dia 15 de abril para os pré-inscritos.

Propósito: qualificar o professor para trabalhar com o que define a lei de número 11.525-07, que estabelece que o conteúdo do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) faz parte do currículo obrigatório das escolas de Ensino Fundamental.

Público Alvo: Prioritariamente, profissionais de educação básica proporcionando o desenvolvimento das habilidades necessárias para inserção do tema Direitos da Criança e Adolescentes no cotidiano das práticas educacionais da sala de aula e para atuação junto a rede de proteção e defesa da criança e do adolescente.

Carga horária: 90 horas.

Encontro presencial: previsto para a data de 29 de junho, à noite. O encontro terá caráter festivo e pedagógico.

Validação: No caso dos professores da rede Estadual de Educação de Goiás o certificado pode ser utilizado para solicitação de progressão horizontal (tempo de trabalho +certificados com frequencia e aproveitamento).

Material: impresso e vídeo pedagógico, todos, inclusive o curso, gratuitamente. Haverão duas entregas de material, no final de abril, em data a ser marcada e no encontro presencial.

Instituição Formadora: Universidade Federal de Goiás (UFG) – Campus Catalão, representada pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa Infância e Educação (NEPIE), assume essa tarefa.  

Documentos a serem apresentados no ato da matrícula: RG, CPF, comprovante de endereço e de escolaridade, 1 foto.




2º Encontro Presencial - Curso de Formação em Gestão Escolar

No dia 29 de fevereiro a Equipe de Formação Continuada da SME-UAB-Polo Uruaçu, realizou o 2º Encontro Presencial do Curso de Formação em Gestão Escolar.

Na oportunidade a profª Márcia Mendes fez a abertura do encontro e falou sobre as características do Aluno Virtual.

Em seguida a profª Joelma, coordenadora do Módulo I, realizou um feed back do Módulo, destacando os Aspectos Históricos da EAD.

O Administrador do Moodle, profº Rodrigo, apresentou algumas ferramentas do AVA e a profª Vânia fez algumas considerações do Módulo II, do qual estará coordenando.

E para a abertura do Módulo II - Políticas Educacionais, a Professora Solange Maria Vieira Pucci proferiu uma palestra como o Tema: A Historicidade da Fundamentação Jurídica da Gestão Democrática.






Curso de Formação em Gestão Escolar - SME - Uruaçu

No dia 09/02 iniciamos o nosso curso de formação em Gestão Escolar, com uma aula inaugural. Na ocasião a profª Heliane Braga apresentou o Polo de Apoio Presencial UAB de Uruaçu e a profª Joelma falou da estrutura do curso e sua proposta curricular.


A secretária Municipal da Educação, Rita de Aquino, abriu o evento destacando a importância do curso para os interessados em pleitear o cargo de diretor, uma vez que nos moldes do § 1º do art. 108 do Estatuto do Magistério Público de Uruaçu, prevê a obrigatoriedade do candidato ter concluído o Curso em Administração Escolar, promovido, pela Secretaria Municipal de Educação.



Contamos também com a presença da profª Claudineia Theodoro, presidente do Conselho Municipal da Educação. Em sua fala reconheceu o trabalho da equipe e mostrou-se otimista quanto a validação do curso.

A profª Márcia, coordenadora do Polo e do Curso proferiu uma palestra com o Tema: Gestão nas Dimensões da Ética.

No dia seguinte, 10, tivemos uma oficina de moodle, que teve como objetivo apresentar o ambiente virtual de aprendizagem, seu desenho gráfico e suas funcionalidades; apresentar o formato do curso dentro do ambiente e sua dinâmica de funcionamento.


Os professores acessaram o ambiente por meio de um usuário e senha pessoal, editar seu perfil com a inserção de uma imagem, uma descrição pessoal e lista de interesses, além de aprenderem sobre a função e utilização dos fóruns bem como sobre o envio e a recepção de mensagens.


Foram momentos marcantes em que todos participaram ativamente da oficina com empenho.









Curso de Formação em Gestão Escolar

 
 
Clique na Imagem para acessar seu curso






Aula Inaugural do Curso de Extensão Educação Integral e Integrada
Dia 10/12/2011

Tutora Presencial Suely Abadia Godói Pereira





Nos dias 18 e 19 de agosto aconteceu na UFG- Faculdade de Educação o encerramento do curso Pradime - Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Eduação. O evento contou com a presença dos professores formadores, coordenadores de Polo e de Módulo, Coordenação Geral, Undime e Secretarios Municipais de Educação.



Na oportunidade os cursistas apresentaram os trabalhos finais do curso: Exposição de Banners e Apresentação oral de Slides.



No dia18 de junho de 2011 aconteceu na PUC Goiás o 2º Encontro  de Conselheiros Municipais de Educação do Estado de Goiás.


O evento foi marcado pelas seguintes ações: 



Palestra com a Drª. Nancy Alves (UFG) / Drª. Ivone Garcia (UFG) – Título: Atuação e responsabilidade do Conselho Municipal de Educação concernente a Educação Infantil.






Curso Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA

A aula Inaugural do Curso de Extensão ECA, aconteceu no dia 15/05 no auditório da Câmara Municipal de Uruaçu e contou com a presenção da Coordenadora do Curso, Secretária Municipal da Educação e a Inspetora da Subsecretaria, além da Coordenadora do Polo e do Tutor Presencial.




Palestra: Organização e Gestão - O Sistema Municipal de Ensino, Planejamento e Avaliação



O Polo de Apoio Presencial juntamente com a Secretaria Municipal da Educação, ofereceram no dia 02 de abril/2011, aos integrantes do Conselho da SME, aos DME da regional ( cursistas do PRADIME) e demais interessados uma palestra com o tema supracitado, com o Doutorando Profº Sebastião Donizete de Carvalho - Conselheiro do Conselho Estadual da Educação.



2º Encontro Presencial do Curso de extensão Pró Conselho

12 de março de 2011



                




Na oportunidade foi realizada uma oficina com o Tema: "Conselhos Municipais de Educação: Fundamentação, Estrutura e Funcionamento" com o Palestrante Edson Ferreira Alves - Supervisor Local do Pró-Conselho da UFG.

2º Encontro de Tutores - Pró-Conselho


No dia 26 de fevereiro, a professora Vânia Claudia Guimarães, participou do 2º Encontro de Tutores com a coodenação do Curso: Pró/Conselho. Na oportunidade foi realizado momento de estudo, avaliação dos módulos já ministrados e planejamento.




No perído de 25/11 a 28/11/2010, aconteceu no Polo de Apoio Presencial os encontros Presenciais dos Cursos de Extensão: PRADIME: Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais da Educação e Conselheiros Municipais da Educação, tendo como principais objetivos:  - Interação entre cursistas e tutores/professora formadora; - Familiarização com conteúdo e cronograma dos cursos; - Exploração das ferramentas da plataforma e suas funções; - Conhecimento do perfil das turmas. 
  
Cursos PRADIME EAD
 e Pró-Conselho 

O Polo de Apoio Presencial de Uruaçu foi contemplado com mais dois cursos: Curso de Formação de Secretários Municipais da Educação e Conselheiros Municipais da Educação com carga horária de 170 horas cada. O curso na modalidade semi-presencial, terá duração de 6 meses, sendo 03 encontros presenciais nas dependências do Polo. Inicio das

atividades: encontro presencial - 19 de novembro Professoras Formadoras: Secretários Municipais da Educação: Joelma Oliveira Conselheiros Municipais da Educação: Vânia Guimarães

Projeto de integração – orientações gerais

Apresentação de Projetos de Integração por Conselheiros-cursistas do Curso de Formação de Conselheiros Municipais de Educação – Parceria Uncme/UFG/MEC

Palestra com o Profº Edson Alves - Título: Conselhos Municipais de Educação em Goiás: historicidade, movimentos e possibilidades. Dissertação de mestrado sobre os CME da micro-região de Anicuns.






PRADIME